Luiza Trajano comemora o sucesso da economia fechando lojas do Magazine Luiza

No começo do ano, Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, causou comoção nas redes sociais ao participar do programa Manhattan Connection. Eu comentei o caso, em detalhes, AQUI.

Mostrei na época que, a despeito de muitos ignorantes terem feito barulho porque ela SUPOSTAMENTE humilhou o Diogo Mainardi, não houve nada disso – pelo contrário, o Mainardi estava certo.

Pois bem, ontem duas notícias foram amplamente divulgadas e ajudam a PROVAR que a Luiza Trajano falou besteira.

A primeira notícia diz respeito ao pífio desempenho da economia brasileira. Eis aqui um trecho de uma reportagem publicada no Globo (íntegra AQUI):

O fraco desempenho da economia no primeiro trimestre fez com que o Brasil ficasse na 23ª posição entre as economias que mais cresceram no mundo neste início de ano, de acordo com ranking elaborado pela Austin Rating. Entre os países latino-americanos, o Brasil superou o México (1,8% de alta do PIB na comparação com o primeiro trimestre de 2013), mas está atrás do Peru, o sexto colocado, com expansão de 4,8%, e do Chile, cuja economia avançou 2,6% no período.

O IBGE divulgou nesta sexta-feira que o PIB (soma de bens e serviços produzidos) do país teve crescimento de 0,2% de janeiro a março deste ano, na comparação com o quarto trimestre de 2013, e de 1,9% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

A segunda notícia é que, inclusive por causa desse desempenho pífio da economia, o Magazine Luiza decidiu fechar 9 lojas (por enquanto). A informação oficial está AQUI (trata-se do comunicado ao mercado que os acionistas, como eu, recebemos).

Enfim, o que resta mais do que comprovado é que a Luiza Trajano falou bobagem no programa. Ela estava elogiando a economia do Brasil, dizendo que o Diogo Mainardi era pessimista etc. Na verdade, ela é que tenta tapar o Sol com uma peneira furada: a economia do Brasil está numa situação clássica de ESTAGFLAÇÃO – ou seja, atividade econômica estagnada mas com índices de inflação elevados.

Mais uma vez: uma coisa é ela, Luiza Trajano, gostar da Dilma e/ou do PT (o que, na verdade, é uma burrice, já que a Dilma e o PT odeiam empreendedores, odeiam economia de mercado; eles querem um Estado totalitário, que não tem espaço para livre mercado, concorrência, nada disso. Então, é o caso do judeu que ama Hitler, ou do gay que idolatra Che Guevara: burrice mesmo). Outra coisa, bastante diferente, é ela falar essas bobagens que ela falou (e sustentou posteriormente) em nome da empresa da qual ela é presidente. A empresa tem centenas, milhares de acionistas (eu, inclusive). Como presidente da empresa ela precisa ser mais inteligente e menos baba-ovo.

A presidente da empresa tem a obrigação de ter uma visão clara do mercado, para tomar as decisões mais adequadas para os objetivos da empresa – seja aumento de market-share, seja aumento da lucratividade.

Conclusão: novamente, o tempo tratou de expôr a Luiza e seus equívocos.

Firefox 5

14 comentários sobre “Luiza Trajano comemora o sucesso da economia fechando lojas do Magazine Luiza

  1. Marcos Aurelio Lannes Jr. 31 de maio de 2014 / 19:52

    “Mais uma vez: uma coisa é ela, Luiza Trajano, gostar da Dilma e/ou do PT (o que, na verdade, é uma burrice, já que a Dilma e o PT odeiam empreendedores, odeiam economia de mercado; eles querem um Estado totalitário, que não tem espaço para livre mercado, concorrência, nada disso. Então, é o caso do judeu que ama Hitler, ou do gay que idolatra Che Guevara: burrice mesmo).”

    Na verdade a Trajano também não gosta de economia de mercado, tanto que vibrou na “surra” ao Mainardi ao dizer que era difícil para um estrangeiro entrar aqui.

    • Carlos Munhoz 1 de junho de 2014 / 05:11

      Concordo. Ela fez muitas coisas boas ao Magazine Luiza, durante algum tempo. Mas depois não soube lidar muito bem com o “sucesso”, se deixou deslumbrar e, com isso, veio à tona o despreparo para lidar com coisas mais complexas. Como acionista do ML torço para que ela seja substituída logo por alguém capaz de fazer a empresa crescer (isso se ainda houver alguma empresa de portas abertas em algum tempo, haja vista que o PT está destruindo o país).

    • Oscarlinda Kruger 18 de julho de 2014 / 17:20

      O governo Lula cobrou do SEBRAE a criação de um projeto que auxiliasse a micro e pequena empresa, então foram criados diversos mecanismo de auxílio para o setor: Projeto Negócio a Negócio, Agente de Inovação Local (AIL), consultorias e outros produtos. O simples e outras formas de cobrança de impostos de facilitação na criação e fechamento de empresas foram criados nesse governo petista. Afirmar o não reconhecimento do estímulo do empreendedorismo é um grande “equívoco”

      • Carlos Munhoz 18 de julho de 2014 / 18:25

        Oscarlinda, você poderia fazer um comentário que tivesse relação com o post. Ajudaria!
        Veja: você cita algumas iniciativas do Sebrae que já existiam há anos. Eu trabalhei no Sebrae há mais de 10 anos, e conheço os serviços que ele oferece às micro, pequenas e médias empresas. Você, infelizmente, não conhece, e misturou alhos com bugalhos.
        Entretanto, o pior é que o post não faz rigorosamente nenhuma menção a isso.

        Outra coisa: se você tivesse tentado abrir ou fechar uma empresa no Brasil, hoje ou 5 ou 15 anos atrás, saberia que o que você afirmou no seu comentário é mentira.
        Não acredite na propaganda enganosa do governo. Caso contrário, você paga micos como esse.

  2. Aureo Ramos 2 de junho de 2014 / 18:33

    Essa senhora deu sorte no inicio de sua carreira eu já falar sobre ela, e quando ela fala sobre minha casa minha vida provou que é tão burra quanto o Lula e a Dilma, não sabe ela que eles não gostam de varejista, terminá como Eike Batista falindo

    • Carlos Munhoz 2 de junho de 2014 / 19:01

      Olha, eu espero que ela NÃO termine como o Eike Batista, porque sou acionista do Magazine Luiza! rs
      Mas há muitas diferenças entre os dois casos, especialmente porque o Eike tinha “golpe” escrito na testa desde o início. Apesar das burradas da Luiza Trajano, a empresa Magazine Luiza tem fundamentos sólidos.

  3. Murilo Albino 3 de junho de 2014 / 00:27

    Até onde eu soube, esses fechamentos têm uma explicação muito plausível, e não se trata de estar mal das pernas.

    • Marco Millan 3 de junho de 2014 / 12:16

      Ninguem falou, nem aqui, nem em lugar nenhum, que o Magazine Luiza esta mal das pernas. Só foi ressaltado o fato que, por causa do crescimento medíocre do PIB, seja necessário fechar lojas que não estão dando resultados (ou seja, não vendem bem). Quando o país está crescendo de verdade, O comércio ganha dinheiro de verdade, e expande seus negócios. ABRINDO lojas.Entendeu?

      • Oscarlinda Kruger 18 de julho de 2014 / 17:25

        Esse é parte do trecho que fala oficialmente aos acionistas o porquê do fechamento dessas lojas:
        A Companhia reitera seu plano de expansão para 2014, porém a concentração das aberturas será no segundo semestre e terá como foco as regiões Sudeste e Nordeste. A decisão de fechar estas lojas está em linha com a estratégia da Companhia para 2014, que visa um aumento da produtividade e rentabilidade, bem como racionalização de despesas.
        São Paulo, 30 de maio de 2014.
        Roberto Bellissimo Rodrigues
        Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

        • Carlos Munhoz 18 de julho de 2014 / 18:33

          E você acha que a empresa (QUALQUER empresa, não apenas o Magazine Luiza) iria emitir um comunicado oficial dizendo “estamos fechando lojas porque a economia está em frangalhos e não estamos conseguindo vender o suficiente para cobrir os custos”?
          Me poupe.

    • Carlos Munhoz 5 de junho de 2014 / 01:22

      Murilo, conforme o Marco Millan apontou, eu não escrevi que o ML está “mal das pernas”. Pelo menos ainda não!
      Os balanços têm fundamentos sólidos, a gestão é boa (não “ótima” ou “excelente”, mas boa) etc.
      Porém, veja neste meu post de janeiro o que eu havia escrito sobre as ações do Magazine Luiza: https://cmunhoz.com/2014/01/22/o-ufanismo-da-luiza-trajano-que-viralizou/
      Coloquei lá o gráfico das ações do ML.

      Mas a questão central é justamente o que o Marco apontou: o varejo, como um todo, está patinando. Aliás, a economia no geral está patinando (o PIB não tem sido negativo graças ao agronegócio, mas a indústria está em queda livre, e o comércio está estagnado: sobre 1%, cai 1%, e assim vai). Neste contexto, o país está perdendo oportunidades – e isso, evidentemente, afeta o ML também.

      Você tem outra “explicação muito plausível”? Por favor, apresente-a.

  4. Oscarlinda Kruger 18 de julho de 2014 / 17:28

    Esses quatro cavaleiros do apocalipse estão fazendo sua fama em cima de uma massiva campanha contra o PT e chegam a desejarem a mau do Brasil. Ao meu ver nunca prestaram nenhum serviço de importância para o país e se sustentam de uma visão de economia baseada num livre mercado que não existe em nenhum país do mundo, pois todos subsidiam e protegem seus mercados internos! Li recentemente que os astrólogos e os economistas erram em igual proporção em suas previsões de futuro e análise do presente!

    • Carlos Munhoz 18 de julho de 2014 / 18:32

      Oscarlinda, não sei se você está mal informada e bem intencionada, mal informada e mal intencionada, ou bem informada e mal intencionada.
      De qualquer forma, seu comentário mais uma vez não tem nada a ver com o post.
      O Magazine Luiza fechou lojas, a despeito da Luiza Trajano ter pagado o mico de dizer que e economia do Brasil estava “bombando”.
      A economia está um caco.
      Basta ler um pouco, pesquisar e, mais importante, viver na realidade.
      Veja a situação das empresas.
      Você tergiversa, tergiversa, e não apresenta nenhum argumento que refute aquilo que efetivamente está escrito.
      O seu discurso pré-pronto de “campanha contra o PT” apenas convence boçais. Você pode atingir este público-alvo em diversos sites e blogs da esgotosfera, aquela coisa frequentada por quem não sabe ler mas acha que tem o dever de emitir opiniões “importadas” de manuais de militância virtual.
      Refastele-se na esgotosfera.

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s