Sobre o blog

ATUALIZAÇÃO DE 26/04/2015: Devido às mudanças que o Google promoveu no seu algoritmo de busca recentemente, fui solicitado a fazer mudanças no layout/tema do blog, pois o anterior, ao que parece, seria incompatível com as novas diretrizes. Assim, ao longo dos últimos dias, o leitor do blog pode ter reparado mudanças na aparência do blog, especialmente se acessou em dias consecutivos. Sim, fiz diversas alterações, mas parece que agora está tudo finalizado, além de 100% compatível com o que o Google exige.


ATUALIZAÇÃO DE 20/06/2014: Aos poucos, finalmente consegui concluir a migração, além de retoques no layout. Agora tudo está funcionando 100%. Alguns textos (“posts”) mais antigos, que foram migrados de algum dos blogs anteriores que eu mantinha, podem ter um ou outro probleminha de layout, por incompatibilidade com os estilos do WordPress. Caso você encontre um destes casos, fique à vontade para relatar. Use o formulário de contato AQUI, ou o twitter. Obrigado.


Este site está em fase de transição, iniciada em 20/09/2013.
Através de alguns posts, estou relatando o que tem sido feito, bem como as previsões para que a transição seja finalizada.
Neste ano já havia feito algumas mudanças no blog, em termos de layout e conteúdo. Porém, agora é preciso mais uma leva de mudanças.

Histórico completo: A Locaweb alterou todo o portfólio de pacotes de hospedagem de sites, e descontinuou o plano que eu tinha. Me foi oferecido um plano mais caro (120%), mas que não me oferecia nenhum benefício adicional.
Assim, transferi o blog pra a plataforma WordPress. O link permanece igual, mas tenho tido alguns problemas para transferir os mais de 600 posts que estavam abrigados no Blogger.
Enquanto resolvo isso, estou também me familiarizando com algumas funções da nova plataforma. Assim, o blog ainda estará, por alguns dias, “incompleto”. Contudo, pretendo seguir com alguns novos posts ainda que seja em meio à instabilidade.

Nos últimos dias já foram feitas diversas atualizações e correções – algumas visíveis ao leitor, outras nem tanto.
De qualquer forma, quero agradecer a paciência dos leitores assíduos e, de certa forma, fazer uma breve prestação de contas. Resumidamente, eis as principais tarefas que vêm consumindo meu tempo:

1) Tentei, sem sucesso, importar mais de 600 posts que estavam no blog.cmunhoz.com. Sem sucesso porque, aparentemente, as plataformas Blogger (antiga) e WordPress (nova) não se entendem muito bem no que tange à importação de conteúdo. Assim, terei que seguir a importação manualmente – no modo automático consegui resgatar apenas uns 120 posts, aproximadamente (e percebi que alguns foram duplicados neste processo). Trazer o restante será, nos próximos dias, a tarefa mais chata, mais demorada. Honestamente, não consigo prever uma data para concluir esta etapa.

2) Consegui, com total sucesso, importar os posts do antigo (antiquíssimo!) blog “Sala da Mãe Joana”. Desta vez, como era de WordPress para WordPress, foi tudo muito rápido e tranquilo. Porém, terei que revisar as categorias/tags destes (cerca de) 250 posts, para padronizar. Portanto, durante alguns dias é possível que haja algumas categorias duplicadas. Pretendo resolver isso até o dia 25/09, no máximo.

3) Consegui importar toda a base de assinantes do Feedburner – aqueles que recebem as atualizações do blog por e-mail. Isso foi simples, e já está finalizado.
Quem era assinante recebeu, por e-mail, um convite para confirmar se deseja ou não continuar recebendo as atualizações por e-mail. Quem não desejar seguir na lista, basta ignorar o e-mail.

4) Ainda preciso ajustar o layout do blog (especialmente a largura da coluna do texto principal), mas para tanto preciso chegar a uma acordo com o editor de CSS do WordPress. Devo dizer que estou gostando dos recursos do WordPress no geral, mas como fiquei anos usando apenas o Blogger, há uma curva de aprendizado a ser vencida (quando eu editava o Sala da Mãe Joana, no WordPress, as ferramentas eram bastante diferentes!). Chego lá!

Ao final dessas etapas, minha meta é ter TODOS os posts que já publiquei nos diversos blogs (Marketing-Room, Sala da Mãe Joana e Blog do Munhoz) unificados, num mesmo lugar. Ficarão todos aqui, ainda que o Sala da Mãe Joana fosse um blog que tratava exclusivamente de política, enquanto os outros 2 eram mais amplos, geralmente focados nos temas de minhas aulas (marketing, administração, estratégia etc). Descobri que o WordPress tem um sistema de catalogação que funciona muito melhor do que o Blogger, então não creio que haverá problemas em separar os assuntos de interesse de cada leitor.

Além disso, já está pronto (e funcionando) o formulário de contato. Caso haja algum erro ou problema, ou mesmo sugestões, idéias e críticas, conto com a colaboração de cada um. Fiquem à vontade para escrever.

Obrigado.