O pior do Brasil é o Brasileiro (2)

Retomando o post que tratou do comportamento (médio) do brasileiro (inicialmente escrito aqui), aproveito para registrar que o Senhor Mauro Borges teve a gentileza de tecer um comentário sobre minhas palavras. No próprio post, coloquei também minha “resposta” ao comentário do cavalheiro, que certamente não tem o que fazer da vida – se tivesse, não perderia tempo criticando escolhas de outras pessoas, famosas ou anônimas, nem tampouco dando “sugestões” (“pitacos” é mais adequado) sobre como eu ou qualquer outra pessoa deveria viver sua vida.

Mas quero retomar a discussão, então reproduzo aqui o comentário do Senhor Mauro-desocupado-hipócrita-Borges, na íntegra: MAURO BORGES É JORNALISTA E PUBLICITÁRIO, AUTOR E COORDENADOR NACIONAL DA CAMPANHA DROGA MATA. É FORMADO PELA MELHOR FACULDADE DO MUNDO: A FACULDADE DO LULA, OU SEJA; A FACULDADE DA VIDA. O PRINCIPAL OBJETIVO DA CAMPANHA DROGA MATA É ORIENTAR OS PAIS E AS CRIANÇAS DE HOJE, PARA SE EVITAR TER QUE PUNIR OS JOVENS E OS ADULTOS DE AMANHÃ. SLOGANS: É MELHOR SER UM CARETA VIVO, DO QUE UM DROGADO MORTO. AS DROGAS SÓ LEVAM A 03 CAMINHOS: CADEIA, MANICÔMIO OU CEMITÉRIO. O MUTIRÃO DROGA MATA, FOI CRIADO EM 1994, DEVIDAMENTE AUTORIZADO PELO CONEN – CONSELHO DE ENTORPECENTES DO ESTADO DE SÃO PAULO. NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS UMA CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA AS DROGAS – COMO O MUTIRÃO DROGA MATA – TEVE A CORAGEM DE PENETRAR ATÉ NO MAIOR PRESÍDIO DA AMÉRICA LATICA, CARANDIRU, EM 15/12/99, LEVANDO A MENSAGEM DO PROJETO PARA MAIS DE 7 MIL PRESOS E 3 MIL FAMILIARES, TENDO SIDO UM TREMENDO SUCESSO. NOS ÚLTIMOS 13 ANOS FOI REALIZADA TAMBÉM EM DEZENAS DE BAIRROS POBRES DE SÃO PAULO, LITORAL E INTERIOR. MAIORES INFORMAÇÕES E ADESÕES: (propaganda gratuita removida)

O irritante “recurso” de caixa alta do texto (que, todo usuário minimamente informado de internet sabe que indica falta de educação, além de atrapalhar sobremaneira a leitura) é original, não fui eu quem colocou assim. Foi o próprio Sr. Mauro Borges.

Que realmente é um desesperado por propaganda gratuita ! O cara fez merchandising na Folha de São Paulo (Caderno do Leitor, exclusivo on-line), num momento completamente inapropriado: se a carta era para comentar a morte do maior ator brasileiro, (o grande) Paulo Autran, era completamente desnecessário citar a porcaria da campanha (ONG, ou qualquer que seja a merda) que ele dirige. Como se não bastasse, vem no meu humilde blog – que tem audiência infinitamente menor do que a Folha de São Paulo – para fazer MERCHANDISING !

Ou seja: além de hipócrita, desocupado e mal-educado, não tem bom senso – e, como se fosse pouco, faz questão de tentar se meter na vida dos outros !

Mas sobre o brilhante texto (sic) que ele postou no comentário, acho interessante perceber que um jornalista e publicitário escreva tão mal, e ainda faça questão de citar Rei Lulla (além da menção à mania pobre de “nunca antes neste país”, típica de Rei Mulla) como se isso fosse bom. Esta auto-associação já fornece sólidos indícios do tipo de “mentalidade” da criatura….. Deve ser “jornalista” daquelas tranqueiras como “Caros Amigos”, “Carta Capital”, “Brasil de Fato” ou outras bizarrices do espectro PTista….(no máximo!).

Mas como se não bastasse ser desocupado, tentar (desesperadamente) fazer seu merchandising gratuitamente, e desfilar falta de educação e bom senso, não se deu ao trabalho de comentar a questão CRUCIAL do meu post inicial – afinal, caso o Sr. Mauro Borges não tenha percebido (não duvido, a julgar que todo PTista é ignorante ou apenas mal intencionado, ou ambos, numa combinação tenebrosa), eu não estava tratando nem de sua campanha ridícula, nem tampouco de sua formação acadêmica…. A questão crucial, sobre a hipocrisia e a mentalidade torpe que decerto ajudaram a colocar o Brasil na atual situação deplorável em que se encontra, era o mais importante.

Obviamente, sobre isso, nenhuma palavra. Em caixa alta ou não……

O que acaba apenas por reforçar minha teoria……

3 comentários sobre “O pior do Brasil é o Brasileiro (2)

  1. Raquel 26 de outubro de 2007 / 23:45

    Imagino que o Sr. Mauro tenha tido dificuldade em relação ao vocabulário que você utilizou. Dessa forma, fez uso de um texto que algum “autor-escritor-publicitário-brasileiro” redijiu, cuidadosamente, para divulgar a campanha.
    Há, também, outra possibilidade: assim como Lulla (bacharel em ‘vivência’), Mauro tem apenas um discurso.

  2. Luzimary Coll Stuart 10 de novembro de 2007 / 08:30

    Não posso me omitir e deixar que façam críticas injustas e leviana contra o senhor Mauro Borges, autor da campanha Droga Mata. Tenho uma amiga de infância que estava perdendo o seu amado filho, com apenas 16 anos, para os traficantes. Foi graças a importante ajuda desse senhor que ela conseguiu resgatar o filho para o caminho do bem, que além de abandonar o consumo de drogas passou a ser um praticante do esporte e tornou-se um dos mais aplicados alunos da escola, tendo até conseguido entrar para a faculdade sem fazer cursinho. Antes de criticar quem quer que seja é preciso conhecer a pessoa e o trabalho de quem se está criticando, para não se cometer graves injustiças com pessoas sérias como Mauro Borges.

  3. Carlos Munhoz 10 de novembro de 2007 / 20:23

    Luzimary:
    Não quero conhecer a pessoa ou tampouco o trabalho do Sr. Mauro Borges, porque o assunto principal aqui não é a campanha (ou ONG ou seja lá o que for) dele, mas as maneiras torpes e sórdidas que ele utiliza para divulgá-la.
    Além disso, sua sugestão (“Antes de criticar quem quer que seja é preciso conhecer a pessoa e o trabalho de quem se está criticando”) deveria ser dada ao próprio Sr. Mauro Borges, que resolveu criticar a postura e a opinião do (grande) ator Paulo Autran sobre a questão de não ter filhos: a crítica do Sr. Mauro Borges, além de descabida, patética e medíocre, desconsidera o primoroso trabalho do (grande) Paulo Autran para criticar sua opinião sobre um assunto particular – que, de resto, não é problema de mais ninguém senão do próprio ator.
    Quanto ao filho de sua amiga de infância, parabéns a eles todos.
    Mas o assunto aqui nunca foi este.
    Talvez uma releitura do que foi escrito ajude…..

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s